Car@ interessad@ no projeto BEST III,
O Polo da Macaronésia terminou o levantamento da informação disponível sobre a distribuição das espécies ameaçadas. Com base na mesma e num processo participado por investigadores, representantes dos governos regionais e membros de organizações da sociedade civil, foi elaborada uma proposta de Áreas Chave para a Biodiversidade (Key Biodiversity Areas). O resultado desse trabalho pode ser consultado no Geoportal dedicado.
O passo seguinte do projeto foi a consolidação desse trabalho num Perfil do Ecossistema. Este é um documento que, além de inventariar as necessidades de conservação, procura descrever o contexto que as influencia positiva e negativamente. O Perfil do Ecossistema da Macaronésia é um documento estruturante das ações futuras no contexto do BEST e por isso deve merecer a atenção de todas as partes interessadas.
Vimos pois pedir que dedique uma parte do seu tempo a analisar este documento, ao qual pode aceder ao documento online, e fazer diretamente as suas propostas de alteração.
Sem pretender condicionar a sua análise, sugiro as seguintes áreas de foco, em função do tipo de interesse:
· Geral
o cap. 10 Priority areas for action.
· Investigação
o cap. 4, Conservation Outcomes;
o cap. 7, Current status of the conservation community;
· Entidade governamental-
o cap. 6, Legal and political context;
o cap. 9, Assessment of current investments;
· Sociedade civil
o cap. 7, Current status of the conservation community
o cap. 8, Threats and pressures on biodiversity