Em reuniões do Ministério da Ciência e Ensino Superior (MCTES) com a administração norte-americana, em março/abril de 2016, foi acordado o reforço da cooperação científica e tecnológica entre Portugal e os Estados Unidos da América, tendo sido levantada a possibilidade de criação de uma agência de investigação internacional, sedeada nos Açores, direcionada para as áreas do espaço, oceano, atmosfera/clima, energia e dados, considerando o potencial desta região autónoma em algumas destas matérias e o seu posicionamento geoestratégico.
A iniciativa do MCTES tem sido liderada do ponto de vista operacional pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), com o envolvimento do Governo Regional dos Açores, nomeadamente via Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, em que a componente Espaço tem sido acompanhada pela Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço.
Tem vindo a ser elaborada a Agenda Científica do AIR Center (última versão data de agosto de 2017), que pretende definir as áreas de atuação, principais desafios de investigação, infraestruturas existentes e necessárias. A elaboração deste documento, cujo Comité Científico inclui investigadores da região, tem sido coordenada pelo Governo da República/FCT, com apoio de representantes dos governos dos Açores, de Espanha, Brasil, África do Sul e EUA, bem como de Universidades e Centros de Investigação Regionais, Nacionais e Internacionais.
Decorreu em 20-22/04/2017, na Praia da Vitória, um evento de alto nível – Ministerial Summit and high-level Industry-Science-Government Dialogue on “Atlantic Interactions” (por iniciativa MCTES/FCT e com o apoio do Governo Regional dos Açores), cujas conclusões, entre outros, referem:
• Sede do AIR Center nos Açores
• Rede de infraestruturas de investigação estrategicamente posicionadas no Atlântico – Açores, Madeira, Canárias, Fernando Noronha, São Pedro-São Paulo, Cabo Verde, Nigéria e África do Sul.
• Áreas prioritárias – Espaço; Oceano; Atmosfera-Clima; Energia e Dados (armazenamento, processamento e distribuição).
• Promoção de discussão sobre o desenvolvimento de serviços internacionais de lançamento de satélites a partir dos Açores.
Decorreu em 20-21/11/2017, em Florianópolis (Santa Catarina, Brasil), um evento de alto nível – Ministerial Summit and high-level Industry-Science-Government Dialogue on “Atlantic Interactions” (por iniciativa MCTES/FCT), em que foi assinada uma declaração intitulada “Establishing the ATLANTIC INTERNATIONAL RESEARCH CENTER (AIR CENTER)”indicadora da formalização desta iniciativa.