Comprehensive Nuclear-Test-Ban Treaty Organization (CTBTO) – Rede de estações de monitorização de realização de ensaios nucleares - capazes de registrar vibrações de uma possível explosão nuclear subterrânea, no mar e no ar, bem como a detecção de detritos radioativos libertados na atmosfera. As estações de monitorização transmitem, via satélite, os dados ao Centro Internacional de Dados (IDC) em Viena, onde são utilizados para detectar, localizar e caracterizar eventos.
Parceria no âmbito de um projeto entre o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) e The Preparatory Commission for the Comprehensive Nuclear-Test-Ban Treaty Organization.
17-02-2011 - PT assina acordo jurídico (Facility Agreement) com a Comissão Preparatória da Organização do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares (CTBTO) para acolher infraestruturas do Sistema Internacional de Monitorização (IMS) para monitorizar evidências de explosões nucleares subterrâneas, oceânicas e atmosféricas. A assinatura deste acordo implica a cooperação com a CTBTO no estabelecimento, ensaio, funcionamento, modernização e manutenção das instalações do IMS, mesmo antes da entrada em vigor do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares (CTBT - Portugal foi o 59º Estado a ratificar este tratado).
Infraestruturas CTBTO em Portugal:
- Flores - Estação Hidroacústica;
- Graciosa – Estação de Infrassons;
- Ponta Delgada – Estação de Radionuclídeos.