CanSats na Europa é uma iniciativa da Agência Espacial Europeia (ESA), que também apoia eventos nacionais CanSat com a ajuda de organizações locais.
CanSat é uma simulação de um satélite real, com todos os seus subsistemas (energia, sensores e sistema de comunicação), integrado dentro do volume e forma de uma lata de refrigerante, desafio lançado a estudantes do ensino secundário e/ou técnico. O CanSat é lançado a uma altitude de algumas centenas de metros, devendo cair a uma determinada velocidade que permita a medição de alguns parâmetros a intervalos regulares de tempo durante a descida.
Esta competição oferece uma oportunidade única para que os alunos tenham uma primeira experiência prática de um projeto espacial real, sendo responsáveis por todos os aspetos do processo: projetar o CanSat, definir a missão, integrar os componentes, testar, preparar o lançamento e analisar os dados.
Edições CanSat nos Açores
2015 – CanSat regional para apuramento das equipas regionais para o CanSat nacional (da responsabilidade da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica).
2016 – CanSat regional no âmbito da semana do Espaço em Santa Maria.
2017 – Apoio à organização do CanSat nacional (da responsabilidade da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica) que decorreu em Santa Maria.