European North Atlantic – Atmospheric Radiation Mesurement (ENA ARM) - plataforma internacional de estudos climáticos avançados no Atlântico, destinado à compreensão das interações oceano/atmosfera, em particular ao estudo dos mecanismos microfísicos da formação e influência das nuvens marinhas sobre o clima atual, bem como, com especial relevância, a sua influência sobre o clima futuro. A estação desenvolve estudos de forma a melhorar os modelos globais do clima e destaca-se pelo caráter inovador das tecnologias e instrumentos que equipam a infraestrutura, permitindo o teste dos equipamentos pioneiros para estudo de novos modelos atmosféricos, correspondendo à mais recente tecnologia ao serviço das ciências atmosféricas e do clima e a uma estrutura eficaz de calibração e de validação de dados que estão ao dispor da comunidade científica internacional.
O projeto resulta de um programa internacional promovido pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, através do Los Alamos National Laboratory, e conta com o apoio do Governo dos Açores (FRCT - Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia - importador dos equipamentos, propriedade do Laboratório Nacional de Los Alamos, com isenção de pagamento dos direitos de importação e da garantia bancária relativa ao respetivo valor aduaneiro e fiscal) e com a parceria da Universidade dos Açores (Centro do Clima, Meteorologia e Mudanças Globais – entidade responsável pela operação e manutenção da estação) e da Fundação Gaspar Frutuoso, tendo por objetivo o desenvolvimento estudos de longa duração (aproximadamente 10 anos) sobre os fenómenos atmosféricos no Atlântico Norte.
2009-2010 - Primeira campanha do projeto (com estação móvel), com o apoio do Governo dos Açores, bem sucedida – constata-se que a localização do Arquipélago e a pouca área e altitude da Ilha Graciosa são ideais para o estudo de um conjunto de fenómenos da relação Oceano/Atmosfera que influenciam o clima global e que interferem de forma relevante nas mudanças climáticas.
Set. 2013 – Fev. 2014 – Construção da estação e entrada em funcionamento com novo equipamento (RWP - Radar Wind Profiler and the KaWband Scanning ARM Cloud Radar), sendo que se prevê a constante atualização tecnológica, nomeadamente com a instalação de um radar de precipitação da Banda-X.
Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa cedeu terreno; Parceiros americanos construíram as infraestruturas e providenciaram o equipamento/reequipamento. A manutenção é assegurada via Centro do Clima, Meteorologia e Mudanças Globais com financiamento dos parceiros americanos à Fundação Gaspar Frutuoso.
Os contactos diretos com os parceiros americanos têm sido efetuados pelo professor Eduardo Brito de Azevedo, da Universidade dos Açores.