O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, durante uma visita ao Observatório do Ambiente dos Açores, que o Governo vai aumentar em 75% o investimento público em Ciência.
“O Governo Regional, em 2015, vai aumentar em 75% o investimento público em Ciência, sendo que uma parte irá para investigação e outra para a divulgação científica e para a manutenção de postos de trabalho dos Centros de Ciência dos Açores”, especificou Fausto Brito e Abreu.
O governante reconheceu a importância do Observatório do Ambiente para “a divulgação de Ciência através de atividades lúdicas e pedagógicas dirigidas a pessoas de todas as idades, mas em especial às escolas”, acrescentando que neste espaço “a Ciência está acessível a toda a gente, de uma forma divertida”.
O Observatório do Ambiente dos Açores, inaugurado em 2008, é composto por uma área de exposição interativa, uma sala multimédia onde se realizam atividades temporárias, cursos, workshops, exibição de documentários, um centro de documentação e ainda um espaço de acesso gratuito à Internet, para realização de cursos e demonstrações de informática.
Este Centro de Ciência já realizou diversas experiências e atividades laboratoriais, apostando, sobretudo, na aprendizagem experimental e interativa, tendo atualmente patente ao público uma exposição intitulada 'Volta à Física em 60 Segundos'.
No âmbito da iniciativa 'Noite da Ciência', a decorrer nos Centros de Ciência dos Açores, o Observatório do Ambiente acolhe hoje, a partir das 20h00, um evento que pretende mostrar a ciência por detrás da música.