Os Açores, através do Fundo Regional para a Ciência (FRC), são, desde dezembro, parceiros de um consórcio liderado pela International Union for the Conservation of Nature (IUCN), num contrato de prestação de serviços à Comissão Europeia.
O contrato, no valor de dois milhões de euros e com uma duração de quatro anos, visa a criação de uma plataforma que permita a partilha de informação sobre oportunidades de financiamento para projetos destinados à conservação e uso sustentável da biodiversidade e dos serviços do ecossistema nas Regiões Ultraperiféricas e nos países e territórios ultramarinos europeus.
Esta plataforma pretende facilitar a troca de informação entre os financiadores - Comissão Europeia, Estados Membros, instituições financeiras, entidades não governamentais e empresas - e as entidades promotoras dos projetos e, ao mesmo tempo, desenvolver perfis ecossistémicos regionais que identificarão as áreas mais carenciadas de investimento.
O Fundo Regional para a Ciência, que depende da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura, será responsável pela atualização do perfil ecossistémico da Macaronésia e pela constituição do pólo de conhecimento da Macaronésia no grupo de trabalho.
Será no contexto deste pólo que se vai proceder à partilha de informação sobre oportunidades de financiamento, assim como se desenvolverão as estratégias, em colaboração estreita com outras atividades em curso de âmbito local, regional ou nacional.
Ao FRC caberá dinamizar a colaboração entre as três regiões autónomas da Macaronésia - Açores, Madeira e Canárias-, com o objetivo de tornar mais efetivas as respetivas ações de conservação e gestão da biodiversidade terrestre e marinha e melhor direcionar o investimento europeu nesta área.
O convite para a participação dos Açores neste consórcio está relacionado com o papel do FRC na coordenação do projeto NetBiome-CSA, uma ação financiada no âmbito do 7.º Programa Quadro que tem como objetivo principal estreitar a cooperação entre as regiões ultramarinas europeias no âmbito da conservação e gestão da biodiversidade.