O consórcio executor do NetBiome-CSA, liderado pelo Fundo Regional para a Ciência do Governo dos Açores, reúne-se a 9 e 10 de julho, em Ponta Delgada, num encontro que assinala o arranque deste projeto europeu.
O NetBiome-CSA, que envolve, entre outros parceiros, sete regiões insulares do Atlântico, Índico e Pacífico, visa fortalecer a cooperação europeia na área da investigação para a gestão sustentável e inteligente da biodiversidade tropical e subtropical nas regiões e territórios ultraperiféricos.
Este projeto, financiado em cerca de um milhão de euros por um dos programas do Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico da União Europeia, assume “o desafio de mobilizar mais interessados a todos os níveis da hélice quádrupla – instituições do conhecimento, empresas, governo e sociedade civil – para enfrentar os desafios que forem identificados como prioritários” na área da biodiversidade.
As atividades do NetBiome-CSA, especificamente adaptadas às necessidades e prioridades identificadas pelos diferentes parceiros, vão contribuir para a melhoria da governação ao nível da investigação e da inovação e para o alinhamento dos esforços de investigação com as necessidades públicas.
A parceria NetBiome, que foi iniciada em 2007, procura também reforçar a estratégia de biodiversidade da União Europeia, aumentando o envolvimento e a visibilidade internacional das regiões ultraperiféricas e do países e territórios ultramarinos.