O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura afirmou hoje, na Lagoa, em São Miguel, que o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA) é um parceiro importante para a formação da política científica da Região.
Luiz Fagundes Duarte, que falava no final da cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação com aquela associação privada, referiu que o Governo dos Açores “está interessado em que o OVGA integre a Rede Regional de Centros de Ciência”, não apenas como divulgador, mas também como produtor de conhecimento.
Nos termos do protocolo assinado, o Governo Regional apoia o funcionamento do Observatório em circunstâncias iguais às dos outros centros, “para que ele possa desempenhar a sua função e com condições para ter a porta aberta à população em geral”, representando um investimento público anual da ordem dos 70 mil euros.
O Secretário Regional salientou a importância dos centros de ciência existentes na Região Autónoma dos Açores “como fatores de desenvolvimento local” e de divulgação da cultura científica, nomeadamente, junto da população escolar.
Nesse sentido, Luiz Fagundes Duarte adiantou que a Direção Regional da Educação vai fornecer informação às escolas no sentido de promover a visita de estudo de alunos aos diversos centros de ciência, considerando o interesse educativo dos respetivos conteúdos para os diferentes ciclos do Ensino Básico.