O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura constituiu um grupo de trabalho que tem como função elaborar até abril um documento de suporte à definição de uma Política de Ciência para Região Autónoma dos Açores.
Este grupo de trabalho, de acordo com o despacho publicado hoje em Jornal Oficial, é constituído pelas personalidades que integraram a comissão científica das jornadas Ciência no Açores – Que futuro?, realizadas em junho de 2013, em Ponta Delgada, aproveitando-se desta forma “o trabalho e as sinergias já criados”.
José Azevedo, Gilberta Rocha, Nelson Simões, Ricardo Santos e Pedro Raposeiro, que compõem este grupo de trabalho, deverão também ultimar as atas daquelas jornadas, de forma a serem publicadas, em março, na página do Governo dos Açores na Internet.
O despacho assinado por Luiz Fagundes Duarte destaca “a importância que o Governo Regional dos Açores reconhece à Ciência na promoção de um desenvolvimento regional inteligente, sustentável e inclusivo, em linha com a Estratégia Europa 2020”.
A concretização de uma Política Científica Regional, segundo refere o despacho, “passa por um planeamento estratégico, no âmbito do qual sejam analisadas as competências e a capacidade instalada na Região – em áreas científicas, recursos humanos, materiais e financeiros – assim como definidas, de forma participada e com base em critérios precisos e consensuais, as prioridades regionais de investigação e respetiva justificação no contexto regional, nacional e internacional”.