Os Açores participaram, em Guadalupe, na Conferência Internacional de Biodiversidade e Mudanças Climáticas nas Regiões Ultraperiféricas (RUP) e nos Países e Territórios Ultramarinos (PTU) da União Europeia.
Esta conferência, que decorreu durante quatro dias, teve como principal objetivo a definição de um plano de ação “ambicioso e realista” para que as RUP e os PTU possam responder “eficazmente aos desafios ambientais com que são confrontados”.
A Região esteve representada neste evento por elementos do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia que está envolvido no projeto NetBiome-CSA, do qual é coordenador.
A rede NetBiome, atualmente coordenada a partir dos Açores, foi considerada “uma experiência que deve ser apoiada e replicada de modo a tornar-se uma plataforma de ligação entre decisores e centros de conhecimento”.
Durante a conferência foi elaborada uma orientação estratégica de tornar as RUP e os PTU em áreas chave para o investimento europeu na investigação, de modo a desenvolver investigação de relevância global mas motivada por necessidades locais.
Deste encontro resultou um documento final intitulado “Mensagem de Guadalupe” que se espera que seja reconhecido pelos responsáveis políticos de todas as Regiões Ultraperiféricas e Países e Territórios Ultramarinos como “estratégia conjunta e plano de ação para combater a perda de biodiversidade e os impactos das alterações climáticas”.
A Conferência Internacional de Biodiversidade e Mudanças Climáticas reuniu cientistas, organizações não-governamentais, entidades privadas e públicas de diversos setores e foi organizada pelo Secretariado da Convenção da Diversidade Biológica, Comissão Europeia, Governo Francês, Conselho Regional da Guadalupe, Governo das Ilhas Virgens Britânicas, a Associação dos Países e Territórios Ultramarinos e da União Internacional para a Conservação da Natureza.