O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou hoje, em Ponta Delgada, a abertura de um concurso para financiar projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico no âmbito da Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente dos Açores (RIS3).
“Este concurso, que abrirá brevemente, prevê a contratação de recursos humanos que poderão continuar linhas de investigação científica que estão a decorrer nos centros de investigação da Região”, afirmou Fausto Brito e Abreu.
O Secretário Regional da Ciência e Tecnologia falava durante uma visita ao Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores (CVARG), onde defendeu a importância de desenvolver áreas da ciência que diferenciem a Região no contexto científico internacional, apontando a Vulcanologia como uma dessas áreas.
Nesta visita, o Secretário Regional esteve reunido com elementos do CVARG, num encontro que serviu para se inteirar de algumas preocupações dos investigadores deste centro do sistema científico e tecnológico regional.
“Os investigadores consideram necessário recrutar novos investigadores e bolseiros e reter alguns dos investigadores mais seniores”, afirmou Brito e Abreu, frisando que “do lado do Governo Regional, a resposta está a ser dada através deste concurso para o financiamento de projetos de investigação científica no âmbito dos quais será possível a contratação de investigadores”.
O Secretário Regional salientou ainda que o Governo dos Açores "está a trabalhar para aumentar substancialmente o montante do último concurso” de apoio a projetos de investigação, que se realizou há alguns anos e que disponibilizava cerca de 40 mil euros por projeto.
Nesse sentido, referiu que se prevê que “o novo concurso tenha o valor máximo de 150 mil euros para cada projeto para uma execução em três anos”.
“Este concurso vai ao encontro das necessidades específicas da Região no que respeita a Ciência e Tecnologia, contribuindo para o reforço da ligação entre a investigação fundamental, a investigação aplicada e a transferência de conhecimento para o tecido empresarial”, afirmou.
Durante a visita ao Centro de Vulcanologia, o Secretário Regional salientou a "extrema importância" da monotorização da atividade sísmica e vulcânica, na medida em que “permite prevenir e prever desastres e catástrofes naturais”.