O Presidente do Governo defendeu que a Estação Geodésica e Espacial de Santa Maria da Rede Atlântica RAEGE, hoje inaugurada, vem confirmar a projeção que os Açores dão ao país, desde logo pela posição geográfica que apresentam.
Vasco Cordeiro falava na inauguração da estação que integra a Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), que resultou de um protocolo assinado, em 2009, entre o Governo dos Açores e o Ministério de Fomento de Espanha, através do Instituto Geográfico Nacional espanhol, e que contou com um investimento regional de cerca de 2,1 milhões de euros.
“Se, no caso concreto desta estação, isso foi feito pela vontade e com os recursos financeiros do Governo dos Açores, tal facto não constitui para nós motivo de preocupação”, salientou o Presidente do Governo, frisando que preocupante "é o facto de isso mostrar a incapacidade que o Estado demonstra na generalidade das situações em aproveitar o potencial que, desde logo, a localização geográfica dos Açores apresenta para a projeção do país num conjunto vasto de domínios”.
Na sua intervenção, Vasco Cordeiro considerou que esta constatação aplica-se, neste caso concreto, à área espacial, mas também ao “Mar e ao potencial imenso que, pela sua localização, os Açores garantem para a projeção do nosso país, do qual o exemplo mais palpável será o processo de extensão da plataforma continental”.
Segundo Vasco Cordeiro, a estação hoje inaugurada apresenta múltiplos significados, como é o caso da importância e da utilidade dos dados que serão recolhidos para um maior rigor do conhecimento, com reflexos ao nível dos estudos sísmicos, mas também em áreas como a georreferenciação, a navegação, a vigilância e alerta de riscos naturais, a indústria espacial e a proteção civil, entre outras.
“Esta importância é um dos motivos pelos quais o Governo dos Açores fez esta aposta e continuará a fazer na valorização da Região nestas áreas”, afirmou o Presidente do Governo, ao recordar que a estação da rede RAEGE integra-se num conjunto de outras infraestruturas localizadas na Região.
Os Açores dispõem já da Estação de Rastreio de Satélites da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Estação Galileo Sensor Station (GSS), ambas em Santa Maria, e acolhem ainda o projecto ARM Climate Research Facility e a Estação de Infra-sons IS42, localizadas na ilha Graciosa.
Para 2017 está prevista uma segunda estação RAEGE, a instalar na ilha das Flores.
De acordo com o Presidente do Governo, a estação agora inaugurada em Santa Maria constitui uma oportunidade, dependendo a realização do seu potencial do aproveitamento que lhe for dado nos Açores, ou por intermédio dos Açores, pelos cientistas para benefício de todos aqueles que dependem dos conhecimentos que resultarão do seu funcionamento.
Vasco Cordeiro garantiu, ainda, que o Governo dos Açores está disponível e interessado em manter e reforçar a parceria existente com o Instituto Geográfico Nacional de Espanha.
Esta estação integra uma rede de quatro estações geodésicas fundamentais, nomeadamente uma localizada em Espanha e já em funcionamento, a de Santa Maria, que foi hoje inaugurada, a das Canárias, em início de construção, e a das Flores, cuja construção está prevista para 2017.
Esta rede de estações - duas em Espanha e duas nos Açores - envolve, no total, um investimento de cerca de 25 milhões de euros.