O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, abriu hoje um concurso para 12 bolsas de pós-doutoramento no valor de 800 mil euros para três anos.
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia salientou que este apoio, no âmbito do programa PRO-SCIENTIA, visa “reforçar as oportunidades de qualificação avançada dos recursos humanos da Região”, acrescentando que a concessão de bolsas para investigação é “um importante contributo para o aumento da investigação e do desenvolvimento nos Açores e para reter alguns dos melhores investigadores que terminaram recentemente o seu doutoramento na Região”.
“Este concurso vem consolidar o investimento que o Governo dos Açores tem vindo a fazer em ciência, em especial na qualificação avançada de recursos humanos”, afirmou Fausto Brito e Abreu, frisando que os projetos de bolsa a financiar “devem incidir sobre as prioridades estratégicas de cada uma das áreas temáticas prioritárias da RIS3 Açores”, nomeadamente Agricultura, Pecuária e Agroindústria, Pescas e Mar, e Turismo.
Brito e Abreu referiu ainda que este concurso para bolsas de pós-doutoramento “vem complementar outros apoios do Governo Regional” à ciência, designadamente o concurso para bolsas de doutoramento, no valor de 1,7 milhões de euros, e o apoio a projetos de investigação científica em centros de investigação, no valor de 2,9 milhões de euros, que permite a contratação de investigadores doutorados.
O governante lembrou também que as empresas açorianas podem concorrer, desde maio deste ano, a um apoio a projetos de investigação científica em contexto empresarial, em parceria com cientistas da Região, sendo que cada projeto de investigação deverá ter um custo máximo elegível de 200 mil euros, no caso de projetos individuais, e de 300 mil euros, no caso de projetos em co-promoção.
“O Governo dos Açores reconhece que há investigação de relevante interesse a ser produzida na Região e que contribui para o desenvolvimento da nossa economia, devendo, por isso, ser apoiada”, afirmou o titular da pasta da Ciência.
Brito e Abreu salientou também a “mais valia de aproximar a Universidade dos Açores das empresas regionais”, de forma a “promover a investigação científica no tecido empresarial, aumentar a sua competitividade e criar valor baseado na inovação”.
O Secretário Regional destacou o “papel importante” que a ciência deve ter para a Região, acrescentando que “os Açores estão a milhares de quilómetros dos principais mercados e, por isso, têm de apostar numa economia cada vez mais baseada no conhecimento e na inovação, para ser competitiva”.
As atividades de investigação previstas no âmbito deste concurso para atribuição de bolsas de pós-doutoramento têm de ser obrigatoriamente desenvolvidas numa das Unidades de Investigação e de Desenvolvimento do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores.
A apresentação de candidaturas deverá ser efetuada até 12 de dezembro, através da submissão eletrónica do formulário que está disponível no endereço eletrónico https://idia.azores.gov.pt/.