Os principais objetivos do Governo Regional dos Açores no que diz respeito à disseminação da cultura científica e tecnológica prendem-se com a dinamização da divulgação do conhecimento científico, valorização da educação para a ciência e o desenvolvimento do ensino experimental das ciências.
Neste sentido são promovidas exposições,disponibilizados espaços laboratoriais, organizadas palestras, workshops e outras atividades que visem despertar o interesse da população por temáticas de cariz científico e tecnológico.
________________________________________________________________
DOCUMENTOS ESTRATÉGICOS
Resolução do Conselho do Governo n.º 46/2018:
Aprovado o Plano de Ação para a Cultura Científica e Tecnológica (PACCTO Açores).
PACCTO Açores, pretende estabelecer um conjunto de áreas prioritárias nas quais fará incidir a sua ação de forma privilegiada, sem prejuízo de outras que venham igualmente a ser consideradas, e compromete-se com um conjunto de objetivos gerais e específicos a concretizar até 2020, que pretendem posicionar os Açores na linha da frente no que diz respeito à literacia científica da sua população.
Para aceder ao documento clique aqui.
________________________________________________________________
RECCA
Rede de Centros de Ciência dos Açores - criada pelo Despacho nº 688/2013 de 17 de abril, que congrega os seguintes espaços de divulgação científica:
- EXPOLAB - O Centro de Ciência Expolab está especialmente vocacionado para a promoção do conhecimento científico, nos diferentes domínios das Ciências Naturais e da Tecnologia, privilegiando a experimentação e as atividades laboratoriais.
- OAA – Observatório do Ambiente dos Açores - A ação do OAA centraliza-se na promoção de atividades de experimentação e de divulgação científica de temáticas relacionadas com o Ambiente.
- OASA –Observatório Astronómico de Santana, Açores - O OASA, como Centro de Ciência, centra a sua atividade na divulgação científica de temáticas relacionadas com a Astronomia e com o conhecimento do Universo.
- OMA – Observatório do Mar dos Açores - O Observatório do Mar é um Centro de Ciência que se dedica à promoção e desenvolvimento de atividades de divulgação das Ciências Marinhas, em particular no que concerne aos mares dos Açores.
- OMIC – Observatório Microbiano dos Açores - O OMIC promove o conhecimento sobre a biodiversidade e a ecologia microbiana, sublinhando a sua importância para o equilíbrio e a evolução dos ecossistemas na Terra, com particular atenção para os ecossistemas açorianos.
- OVGA – Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores - O OVGA é um Centro de Ciência que desenvolve atividade de investigação aplicada e de divulgação científica na área da Vulcanologia, da Sismologia e da Geotermia.
_________________________________________________________________
OFICINAS DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS
A implementação das Oficinas de Competências Digitais está prevista na Resolução do Conselho do Governo n.º 47/2018 de 14 de maio de 2018, que aprova a iniciativa PRO-TIC.
As Oficinas de Competências Digitais visam o desenvolvimento de projetos que:
a) Garantam a literacia e a inclusão digitais para o exercício pleno da cidadania, no âmbito das ferramentas de e-Government;
b) Estimulem a especialização em tecnologias e aplicações digitais para a qualificação do emprego;
c) Fomentem a reorientação profissional para as tecnologias da informação e da comunicação;
d) Estimulem e reforçem competências digitais na formação de adultos e na aprendizagem ao longo da vida, contemplando não só as competências básicas como outras mais avançadas.
Legislação aplicável:
- Decreto Legislativo Regional nº 10/2012/A de 26 de março;
- Decreto Regulamentar Regional nº 17/2012/A de 4 de julho - Programa de incentivos PRO-SCIENTIA;
- Resolução do Conselho do Governo n.º 47/2018 de 14 de maio de 2018.
______________________________________