|
|
|
|
|
|
| |
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atividades desenvolvidas
|
A exposição do CMIF através de mecanismos interativos, ferramentas acessíveis aos utilizadores, plataformas multimédia e visitas guiadas, conduz os visitantes à descoberta do ecossistema da lagoa, bem como da flora e fauna locais, focando o projeto da recuperação da Lagoa das Furnas e da sua paisagem envolvente.
O CMIF no seu funcionamento dia-a-dia acolhe visitas de turistas, população local, escolas, universidades e várias instituições e desempenha um papel importante na sensibilização ambiental, desperta sobre os problemas que a lagoa e paisagem das Furnas enfrentam e as soluções e ações que foram levadas a cabo na sua bacia hidrográfica.
Constitui também uma fonte de informação sobre outras áreas protegidas, sendo o único Centro Interpretativo do Parque Natural da ilha de São Miguel.
Desde 2007 têm sido realizadas inúmeras ações de sensibilização ambiental recorrendo-se essencialmente à componente prática como forma de sensibilização do público-alvo. Alunos de várias escolas do ensino regular e profissional, bem como da Universidade dos Açores, têm participado em trabalhos no campo, desde plantações de flora endémica, colocação de tubos protetores, até a manutenção dos jovens povoamentos florestais. Além disso, muitas parcerias com instituições foram “carimbadas” com o trabalho de plantação em equipa.
Desde a inauguração do Centro, em julho de 2011, organizaram-se muitos eventos e atividades gratuitas a decorrer nos fins-de-semana, direcionadas à comunidade local no âmbito da iniciativa do Parque Aberto. Os eventos abrangeram atividades desportivas e lúdicas: aulas de yoga, concurso de pesca desportiva, aprendizagem de tiro com arco, jogos de Paintball, raids fotográficos, passeios pedestres e tiveram um forte componente de sensibilização ambiental.
|
|
|
|
|
|