A criação de uma rede de trilhos multiusos, pretende dispersar os utilizadores por toda a paisagem protegida, reduzindo a pressão que persiste nas caldeiras vulcânicas da margem Norte da Lagoa das Furnas. Esta rede atribui trilhos para os diferentes grupos de utilizadores de forma a minimizar atritos e possíveis conflitos entre utilizadores.
Os trilhos pedestres são os mais utilizados, nesta vertente procura-se que os novos trilhos façam ligação com os atuais permitindo aos utilizadores ter diversas opções de circuitos circulares, com graus de dificuldade e duração diversificados. Os novos trilhos passam por pontos de elevada beleza paisagística ou cultural, como é o caso do trilho da Grená que segue ao longo da cratera superior da Lagoa das Furnas e passa também nas ruínas da antiga casa senhorial (Grená), onde ainda persistem alguns traços das matas ajardinadas que a circundavam.
De forma a melhorar as condições dos trilhos existentes estão a ser instaladas novas estruturas, em madeira, como são as eco-wc’s e os abrigos de montanha para que os amantes do pedestrianismo possam ter mais algum conforto durante as suas caminhadas, particularmente tendo em conta o instável clima das Furnas. Esta é também uma forma de criar novos pontos de interesse e de estadia, com mobiliário de apoio.
O trilho downhill, foi aberto de forma a que os praticantes da modalidade deixassem de utilizar a zona da Grená para a prática deste desporto, pois mesmo antes da sua reabertura este trilho era muito frequentado por turistas curiosos. Na outra ponta da bacia hidrográfica foi então criado um trilho exclusivo para a atividade de downhill (DH), que se pretende venha a ter diversos percursos e variantes, tornando-se então num ponto de concentração deste desporto radical, deixando o resto dos trilhos pedestres livres da prática desregrada de DH.
Trilhos multiusos, serão aqueles que fazem um aproveitamento dos antigos caminhos agrícolas que agora têm o trânsito automóvel condicionado apenas a viaturas de serviço, pois foram colocados portões para o controlo de acessos. Estes antigos caminhos agrícolas têm dimensão e largura para permitirem o uso por vários utilizadores (pedestres, equestres, ciclistas cross country, etc.) sem que haja conflitos. Principalmente estes trilhos serão alvo de concessões para empresas no ramo turístico de forma a criar mais atividades de natureza disponíveis aos inúmeros visitantes da Paisagem Protegida das Furnas.
Trilho mobilidade reduzida associado à requalificação das margens da Lagoa das Furnas. O projecto de requalificação das margens, permitirá também reabilitar um trilho que circunda a lagoa, para que as pessoas com mobilidade reduzida possam completar este percurso. Espera-se que este venha a ser o primeiro trilho da rede de trilhos oficial dos Açores apto a receber pessoas com mobilidade reduzida.
Atividade no Trilho Furnas-DownHill