O Conselho da Europa vai passar a utilizar o projeto 'Furnas LandLab' (Laboratório de Paisagem das Furnas - Projeto para a Recuperação Ecológica e Paisagística da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas), implementado pelo Governo dos Açores, como um ‘case study’ e um exemplo de boas práticas para projetos similares na Europa.
Esta utilização deriva da distinção atribuída ao projeto 'Furnas LandLab', que representou Portugal na sua primeira participação no Prémio da Paisagem do Conselho da Europa, entregue em Wroclaw, na Polónia, durante a 14.ª Convenção Europeia da Paisagem.
O Prémio da Paisagem do Conselho da Europa visa distinguir a implementação de uma política ou de medidas de proteção, gestão e ou ordenamento da paisagem, que demonstrem ser eficazes do ponto de vista da sustentabilidade ecológica, económica, social, cultural e paisagística e possam constituir um bom exemplo.
A coletânea de bons exemplos dos projetos vencedores dos 18 países da última edição, juntamente com os projetos premiados nas duas primeiras edições do Prémio da Paisagem criará uma 'toolbox' para futuras políticas de gestão da paisagem a serem implementadas a nível europeu.