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Áreas Prioritárias - Turismo



Em 2020, a Região Autónoma dos Açores será reconhecida como um destino de excelência para segmentos de mercado específicos, em que os atores regionais, atuando de uma forma coordenada e recorrendo a ferramentas inovadoras, são capazes de estruturar uma oferta qualificada, que promove, de forma sustentável, o aproveitamento dos elementos diferenciadores da Região.


PRIORIDADES ESTRATÉGICAS

TIPOLOGIAS DE ATUAÇÃO

EXEMPLOS DE ÁREAS DE INTERVENÇÃO

TUR1. Aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação no setor do Turismo

­           Aprofundar o uso das tecnologias de informação para a promoção e monitorização da atividade turística nos Açores;

­           Utilizar as redes sociais para a co-definição da oferta turística;

­           Promover o desenvolvimento de aplicações móveis orientadas para o turismo.

­           Diversificação de oferta turística

­           Economia do turismo

­           Indústrias culturais e criativas

­           Mapeamento e ordenamento do território

­           Património e identidade

­           Tic aplicadas ao turismo

­           Turismo cultural, desportivo e religioso

­           Turismo da natureza, incluindo biogeodiversidade, recursos naturais e respetivos impactos na área/domínio

­           Turismo de saúde

­           Turismo e lazer associados ao mar

­           Impactos e estudos sociais e económicos na área/domínio

 

TUR2. Identificação e atração de segmentos turísticos específicos a nível internacional, na ótica do desenvolvimento de um turismo sustentável

­           Definir e consolidar produtos turísticos específicos da realidade Açoriana, ancorados em fatores diferenciadores da Região, nomeadamente os recursos naturais e a biodiversidade;

­           Promover a aplicação de princípios de sustentabilidade ambiental (energia, água, resíduos, …) nos diferentes intervenientes da cadeia de valor do Turismo;

­           Aprofundar o conhecimento sobre os turistas que atualmente visitam os Açores e suas motivações, assim como sobre destinos similares, respetivos produtos oferecidos e segmentos atingidos;

­           Identificar novos mercados e os canais mais adequados.

TUR3. Fomento das relações colaborativas e promoção de atividades inovadoras relacionadas com o turismo

­           Fomentar a adoção de estratégias colaborativas alargadas;

­           Fomentar a articulação entre as empresas, a administração pública e as entidades do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores;

­           Promover a articulação entre a área do turismo e outras áreas consideradas prioritárias;

­           Incentivar o empreendedorismo e a criação de novos negócios na área do turismo.

 


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