O Governo dos Açores criou a Bolsa de Recursos Humanos na Área da Agricultura, por despacho do Vice-Presidente agora publicado, uma medida que pretende reorientar para o setor primário recursos humanos provenientes de outros setores de atividade.
Com esta medida, prevista na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, o Governo Regional espera incentivar, de forma desburocratizada, a reintegração desses recursos humanos no mercado de trabalho.
A Bolsa será constituída por desempregados de longa duração não subsidiados, inscritos nas Agências para a Qualificação e Emprego da Região Autónoma dos Açores, com idade igual ou inferior a 50 anos e detentores do 9.º ano de escolaridade ou menos.
O Governo dos Açores, considerando que o mercado do trabalho do setor primário tem características sazonais específicas e que é um dos setores com maior crescimento a nível de emprego, tem a expetativa de, com esta medida, poder contribuir para a absorção e requalificação de mão-de-obra de baixa empregabilidade, tendo em vista a sua progressiva reconversão profissional, bem como a disponibilização de uma fonte de rendimento aos desempregados visados.
A Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional, responsável pela gestão e operacionalização desta Bolsa, disponibiliza às empresas do setor primário o número de telefone 296308111 e o endereço de correio eletrónico [email protected] para prestação de todas as informações sobre a medida e encaminhamento dos desempregados.