O Secretário Regional dos Recursos Naturais revelou hoje que o programa Agir Agricultura vai estar em pleno funcionamento este ano, permitindo a formação e reconversão de jovens ativos.
“Trata-se de um projeto que irá aumentar o potencial produtivo agrícola açoriano, atraindo jovens para o setor e dinamizando o mundo rural, que desempenha um papel preponderante na alavancagem da economia açoriana”, disse Luís Neto Viveiros na abertura oficial da Feira Agrícola Açores 2013, no Parque de Exposições da Ilha do Faial.
Relativamente a esta medida inscrita na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, o Secretário Regional adiantou que prevê formação profissional e estágios destinados a jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, inscritos nas agências para a Qualificação e Emprego há, pelo menos, quatro meses.
No âmbito deste programa, empresários agrícolas e industriais poderão beneficiar de apoios à contratação permanente destes profissionais devidamente formados.
“Se há decisões políticas que não dependem da nossa exclusiva vontade, há outras que o são e que o Governo dos Açores já está, ou vai implementar, em prol da sustentabilidade e desenvolvimento da nossa agricultura”, salientou Luís Neto Viveiros, citando medidas como a bolsa de recursos humanos na agricultura ou o incentivo à aquisição de produtos regionais na restauração.
O Secretário Regional frisou que a qualidade dos produtos açorianos “tem sido enaltecida em oportunos encontros com altos responsáveis a nível nacional e internacional, perspetivando-se boas oportunidades de negócio”, acrescentando existirem “condições para encarar o futuro com um sustentado otimismo”.
Para Luís Neto Viveiros, “a Feira Agrícola Açores 2013 é uma manifestação das potencialidades e da dinâmica que os empresários dos Açores têm demonstrado ao longo do tempo e que é, claramente, a base da economia” da Região.
A Feira Agrícola Açores 2013, certame organizado pela Região em parceria com associações e entidades locais e que decorre em diferentes ilhas da Região, realiza-se até domingo no Parque de Exposições da Ilha do Faial, na Quinta de São Lourenço.
Durante os três dias do certame vão ter lugar concursos de mel, de hortofrutiflorícola, de equinos, de bovinos de carne e leite, de canídeos e provas de vinhos, entre outras atividades, além de diversas exposições.
Na vertente de lazer, está prevista a realização de espetáculos e atuações musicais, existindo ainda espaços para gastronomia.