O Secretário Regional dos Recursos Naturais revelou hoje, em Angra do Heroísmo, que os Açores poderão colaborar com a África do Sul na reestruturação da sua agricultura, nomeadamente proporcionando formação a técnicos e, sobretudo, a agricultores daquele país.
Luís Neto Viveiros, que falava no final de uma reunião com a Embaixadora da República da África do Sul em Portugal, Keitumetse Matthews, adiantou que essa possibilidade foi levantada no encontro, entre outras formas de cooperação abordadas.
O Secretário Regional disse aos jornalistas que a deslocação da diplomata sul-africana aos Açores teve como principal objetivo tomar contacto direto com a agricultura e a pecuária da Região, tidas como um bom exemplo de organização e de práticas.
“A África do Sul tem uma estrutura fundiária completamente diferente da nossa”, disse Luís Neto Viveiros, acrescentando que decorre actualmente “um processo de reconversão de inúmeras áreas que, neste momento, se encontram improdutivas”.
No quadro deste processo, o Governo sul-africano acredita que pode “transpor algumas das nossas ideias e práticas para o seu país”.