O Secretário Regional dos Recursos Naturais destacou hoje os bons resultados da atividade vitivinícola verificados na ilha do Pico, que “contribuem já para o desenvolvimento económico dos Açores, designadamente, no que diz respeito à produção de uva e de vinho e a sua relação, por exemplo, com o Enoturismo”.
Luís Neto Viveiros falava aos jornalistas depois de ter sido ouvido na Comissão Permanente de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores sobre a recuperação da cultura da vinha em zonas tradicionais.
Para o Secretário Regional, a proposta de resolução apresentada pelo PCP/Açores "tem alguns méritos” na recomendação que faz ao Executivo para se proceder a estudos de recuperação da cultura da vinha em zonas tradicionais da Região.
Luís Neto Viveiros abordou nesta audição parlamentar a forma como a fileira da vinha e do vinho está organizada nos Açores, com destaque para as “ajudas significativas provenientes de vários programas específicos”, como o Prorural, o Vitis e o Leader e os apoios ao investimento que estão disponíveis para os vitivinicultores açorianos.