O Secretário Regional dos Recursos Naturais revelou hoje, no Pico, que estão neste momento a ser transferidos mais de 700 mil euros para agricultores beneficiários do SAFIAGRI, o que significa que, “entre candidaturas já pagas e em fase de pagamento, estão regularizados 1.260.079 euros”, cerca de 50 por cento do montante previsto para 2013.
“O Governo dos Açores mantém o seu compromisso de liquidar, até ao final do ano, a primeira tranche da linha de compensação financeira no âmbito do SAFIAGRI a todos os agricultores beneficiários”, afirmou Luís Neto Viveiros, em declarações à margem da inauguração do Caminho Rural do Vitorino, no concelho das Lajes do Pico.
O Secretário Regional acrescentou que, relativamente à segunda tranche, “durante o primeiro semestre de 2014, o SAFIAGRI ficará totalmente regularizado”.
“É esse o compromisso que assumimos com a Federação Agrícola dos Açores e que é, naturalmente, extensivo a todos os agricultores beneficiários”, assegurou.
Por outro lado, conforme já foi anunciado publicamente, Luís Neto Viveiros destacou que “estão a ser equacionadas novas formas de ajuda, recorrendo à importação de alimentos forrageiros”, por forma a minimizar os efeitos da seca nas pastagens dos Açores.
“Reconhecendo a ocorrência prolongada de condições climatéricas muito adversas, que têm, como todos constatamos, influenciado severamente a produtividade das explorações e consequentemente o rendimento dos agricultores, o Governo irá implementar, em breve, medidas de ajuda complementares às que entretanto foram implementadas”, frisou.
Recorde-se que a Secretaria Regional dos Recursos Naturais determinou, em julho, um apoio aos agricultores para a aquisição de 10 mil toneladas de alimentos fibrosos para o gado, tendo definindo um 'plafond' por ilha.
A nível regional, ainda existe um ‘plafond’ disponível que pode ser redistribuído pelas ilhas que mais necessitem, à semelhança do que foi decidido para a ilha Graciosa.