O Secretário Regional dos Recursos Naturais inaugurou hoje o Caminho Rural do Vitorino, no concelho das Lajes do Pico, que tem uma extensão de sete quilómetros e beneficia cerca de 70 agricultores da ilha.
Luís Neto Viveiros salientou que o novo caminho, além de servir mais de 500 hectares de pastagem, proporciona acesso a “áreas, até à data, desaproveitadas”, potenciando assim o desenvolvimento deste setor e da economia do Pico.
“Consciente da importância deste acesso, o Governo dos Açores procedeu à beneficiação e prolongamento deste caminho [por administração direta da Direção Regional dos Recursos Florestais], num investimento público de quase um milhão de euros”, afirmou o Secretário Regional, acrescentando que este processo comprova a mais-valia das sinergias com o poder local.
Na cerimónia, Luís Neto Viveiros homenageou, na presença da família, o lavrador que dá nome ao caminho rural hoje inaugurado, como tributo pelo empenho que Vitorino José de Melo colocou na sua construção.
O Secretário Regional sublinhou que, também por essa razão, este investimento público é “um dos mais significativos” realizados em caminhos rurais do Pico desde 2008, onde, até este ano, já se concretizaram intervenções nesta área nos três concelhos da ilha, que ascendem a 3,5 milhões de euros.
“Aproveito, aliás, esta ocasião para anunciar que, ainda em 2013, vamos iniciar os trabalhos para a obra de beneficiação do Caminho da Rosada e ligação ao Caminho Rural do Arrife, integrada na Carta Regional das Obras Públicas, com 2.500 metros de comprimento, até uma cota aproximada de 550 metros”, disse Luis Neto Viveiros.
Trata-se de uma intervenção que vai beneficiar os lavradores das freguesias das Lajes e Ribeiras, no concelho das Lajes do Pico, melhorando as condições para um crescimento sustentado das suas bacias leiteiras, num investimento público de cerca de 350 mil euros.