O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente destacou hoje, na Madalena, a evolução positiva que se está a verificar na Lactopico, assumindo estar “muito satisfeito” com esse desenvolvimento na sequência da parceria estabelecida com a Lactaçores.
“Estou muito satisfeito e, mais do que eu, estão os produtores da ilha do Pico, está a Direção da Lactopico”, afirmou Luís Neto Viveiros à saída de uma reunião com a Cooperativa de Lacticínios da Ilha do Pico.
Num balanço ao desenvolvimento do acordo mediado pelo Executivo açoriano e estabelecido há cerca de dois meses entre a Lactopico e a Lactaçores, o Secretário Regional considerou que “foram criadas condições” para que a Cooperativa consiga “sustentabilidade”.
“A Lactaçores é um parceiro forte, que garante uma gestão mais profissional, mais eficiente e, por outro lado, garante com segurança e com regularidade o escoamento de todos os produtos que são aqui produzidos, criando mais-valia, criando mais rendimento”, frisou.
Luís Neto Viveiros considerou ainda que é fundamental “o esforço dos produtores”, frisando ser "necessário que a produção do Pico aumente, para criar maior sustentabilidade à fábrica”.
Nesse sentido, assegurou hoje à Direção da Lactopico e às associações de agricultores da ilha com as quais também reuniu, que a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, nomeadamente através dos seus serviços operativos, vai apoiar os agricultores a aumentar a quantidade e a qualidade do leite produzido na ilha.
Isso faz-se através da adoção de medidas de maneio das explorações adequadas” e invertendo o rumo de “algum desânimo”, afirmou Luís Neto Viveiros.