O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou hoje, no Pico, que o novo Programa de Desenvolvimento Rural PRORURAL+ deverá ser aprovado nas próximas semanas, disponibilizando ajudas para o projeto de ampliação e beneficiação das instalações da Adega Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, que merece o apoio do Governo dos Açores.
Luís Neto Viveiros, em declarações aos jornalistas no final de uma reunião em que também participou a Comissão Vitivinícola Regional dos Açores, salientou que “a Adega tem novos projetos para melhorar as suas instalações, para melhorar a sua capacidade de resposta aos seus associados e estas ajudas estão naturalmente disponíveis”.
O Secretário Regional assegurou ainda, no decorrer da reunião, a disponibilização de apoio técnico à Adega e aos seus associados.
Segundo Luís Neto Viveiros, “a Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente está disponível, através dos seus serviços operativos de ilha ou de outras iniciativas que serão acordadas e conjugadas com a Direção da Adega, para continuar a implementar sistemas de produção mais modernos”, ao nível dos procedimentos e técnicas, nomeadamente, para fazer face aos constrangimentos derivados da natureza da atividade, como os provocados pelas condições climatéricas.
Para Luís Neto Viveiros, “importa registar que a Adega tem feito um aproveitamento excelente das uvas que recebe, tem um conjunto de produtos com uma marca já muito relevante e significativa no mercado, consegue escoar tudo aquilo que produz – isto é também de assinalar - e tem produtos de qualidade”.