A Diretora Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Fátima Amorim, afirmou que o posto de atendimento do Serviço de Desenvolvimento Agrário hoje inaugurado na Praia da Vitória, na ilha Terceira, vem responder às solicitações dos agricultores do concelho, permitindo uma “maior proximidade”.
Fátima Amorim falava na cerimónia de inauguração deste posto, localizado na freguesia do Cabo da Praia, que alberga o porto oceânico, um parque industrial e o matadouro da ilha, além de estar no centro de uma vasta área de exploração agropecuária.
Este posto de atendimento, que começará a funcionar na segunda-feira, 1 de setembro, vai prestar, segundo a Diretora Regional “um conjunto de serviços que são essenciais” para a atividade diária dos agricultores, entre os quais o registo de bovinos, emissão de passaportes, declaração de existências de ovinos/caprinos, suínos e aves, identificação de beneficiário, abertura ou encerramento de explorações, atualização de parcelário, marcas auriculares dos animais e respetivos modelos identificadores.
Fátima Amorim anunciou ainda que os agricultores terceirenses podem, a partir de segunda-feira, atualizar neste posto a candidatura ao benefício fiscal do gasóleo agrícola, na sequência da publicação de legislação que permite a elegibilidade de alguns veículos ligeiros “utilizados exclusivamente na atividade agrícola”.
Neste posto, estará também aberta a partir de segunda-feira a inscrição de bovinos machos para candidatura ao respetivo prémio, no âmbito do programa POSEI.