A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional de Desenvolvimento Rural, promove, entre 1 de setembro e 30 de novembro, o primeiro período de candidaturas às medidas de investimento para o desenvolvimento das zonas florestais e para a melhoria da viabilidade das florestas, no âmbito do PRORURAL+.
Nos termos das portarias hoje publicadas em Jornal Oficial, o montante de apoio varia entre 75% e 85% do custo total elegível dos projetos de investimento.
Estes apoios, previstos no Programa de Desenvolvimento Rural em vigor até 2020, visam contribuir para um correto ordenamento do território, para a mitigação de fenómenos erosivos provocados pela concentração de escoamentos e para o aumento da biodiversidade.
Incentivar a inovação ao nível da tecnologia utilizada e a melhoria da produção, da transformação e da comercialização do setor florestal são outros dos objetivos destes apoios.
A apresentação dos pedidos de apoio e dos documentos ou declarações que sejam constitutivos da sua elegibilidade efetua-se através de submissão eletrónica do formulário disponível no Portal do PRORURAL+, no endereço eletrónico http://prorural.azores.gov.pt/, sendo autenticados com o código de identificação atribuído para o efeito.