O Governo dos Açores vai proceder em janeiro ao pagamento de um apoio extraordinário de 45 euros por animal a cerca de 87 por cento dos produtores de leite do arquipélago, o que corresponde a um total de 3,3 milhões de euros totalmente suportados pelo orçamento regional e, portanto, sem quaisquer implicações nas dotações das ajudas do POSEI.
Este apoio, relativo ao último ano, é extensivo a 2016 e integra o pacote de medidas determinadas pelo Executivo Regional face aos efeitos negativos do prolongamento do embargo russo e da recessão dos mercados emergentes nos preços pagos à produção em toda a Europa.
Assim, além deste reforço do prémio à vaca leiteira, que passa a ser de 190 euros em todas as ilhas com a aplicação do suplemento nas ilhas de S. Miguel e Terceira, e da linha de crédito AgroCrédito, criada em 2015 para reforço da capacidade financeira das explorações, a Região vai este ano implementar um programa de reestruturação do setor.
Nesse sentido serão criadas condições que garantam a saída condigna aos produtores que, eventualmente, pretendam deixar atividade, contribuindo para o rejuvenescimento do setor e emparcelamento das explorações e, por esta via, para o aumento da sua competitividade.
Será também disponibilizada aos agricultores uma linha de crédito semelhante à que existiu com a designação de SAFIAGRI, para alivar os custos financeiros decorrentes de empréstimos bancários já contraídos para investimento na modernização e inovação das explorações.
O Governo Regional vai ainda prosseguir e reforçar a procura de novos mercados para os lacticínios dos Açores, nomeadamente ao nível dos dois processos que estão mais avançados com o Canadá e com o Irão.