O Secretário Regional da Agricultura e Florestas, que hoje reuniu, em Santa Maria, com as cooperativas e com a associação agrícola desta ilha, no âmbito da ronda de encontros que está a promover com as organizações do setor, afirmou que “a proximidade e a cooperação entre o Governo e as organizações é fundamental para o sucesso do setor agrícola”.
João Ponte, em declarações no final da reunião com a Associação Agrícola de Santa Maria, reiterou a disponibilidade do Governo dos Açores para continuar a reforçar a rede de abastecimento de água às explorações e melhorar a rede de caminhos agrícolas da ilha.
“Este é um trabalho muito importante para a progressão do rendimento dos produtores e da competitividade das suas explorações”, frisou.
João Ponte salientou, por outro lado, que a fileira da carne em Santa Maria “está estabilizada e não dá sinais de preocupação”, realçando o empenho, tanto dos agricultores marienses, como do Governo Regional, na aposta em melhorias contínuas.
Relativamente à produção de meloa, o Secretário Regional registou “com entusiasmo” o facto de se prever um aumento da área de produção em mais de 10 hectares, considerando que “é um desafio para os produtores e tem grande importância para a diversificação agrícola”.
A 'Meloa de Santa Maria' está classificada como IGP desde 2015 e, devido à sua qualidade, a procura no mercado tem sido sempre maior do que a oferta, pelo que, segundo João Ponte, o aumento de produção “tem garantias de escoamento".
Nos encontros que hoje realizou, o titular da pasta da Agricultura disponibilizou-se junto da Associação Agrícola de Santa Maria e das cooperativas Agromariensecoop e ARCOA em continuar a apoiar as organizações de produtores numa linha de continuidade da política do setor.
João Ponte reconheceu “a importância das organizações de produtores marienses e o seu papel fundamental no apoio técnico e no incentivo à produção agrícola”.