O Diretor Regional da Agricultura afirmou hoje, na Praia da Vitória, que a Biofeira constitui um importante momento para reflexão, troca de conhecimentos, comércio e afirmação da agricultura biológica, que conta já com cerca de uma centena de produtores nos Açores.
“Esta feira é um momento anual importante, que contribui não só para a afirmação deste modo de produção agrícola 100% natural, mas também para desenvolver massa crítica”, salientou José Élio Ventura, à margem de uma visita ao evento organizado pela BioAzórica - Cooperativa de Produtos Biológicos, com o apoio da Câmara Municipal da Praia da Vitória e do Governo dos Açores.
O Diretor Regional da Agricultura disse que esta iniciativa, que se realiza há cinco anos na ilha Terceira, é “uma autêntica montra do melhor da produção biológica regional, assim como de várias atividades relacionadas com este setor em ascensão no arquipélago”, distinguindo-se “pela sua qualidade, inovação e empreendedorismo”.
José Élio Ventura destacou que já há vários projetos de agricultura biológica em curso na área da diversificação agrícola, com “grande sucesso”, e o desenvolvimento dos primeiros projetos nas áreas mais tradicionais, como o leite e a carne.
“Podemos sempre fazer mais, podemos fazer melhor”, frisou, salientando que o Governo decidiu avançar com uma proposta de estratégia regional para a agricultura biológica, que foi elaborada por um grupo de trabalho coordenado pelo professor universitário David Horta Lopes.
O documento foi publicamente apresentado em abril, encontrando-se em consulta pública até 12 de junho.
“Reitero a importância de todos poderem, nesta fase, emitir as suas opiniões, dar os seus contributos para termos a estratégia que melhor se adequa à realidade açoriana”, afirmou o Diretor Regional.