Com a emergência de novos processos de exclusão social e a persistência de fortes desigualdades é premente promover e estruturar medidas de carácter social direcionadas para as populações. São estes novos âmbitos que nos obrigam a repensar o papel das diferentes instituições e cidadãos no combate à exclusão social.
A Rede de Lojas Eco Solidárias é um projeto que visa potenciar a criação de respostas mais adequadas aos problemas sociais, rentabilizando os recursos existentes, eliminando sobreposições de intervenção e permitindo um melhor planeamento dos serviços e celeridade dos mesmos. Esta tem como finalidade contribuir para a promoção e integração social do indivíduo, família e comunidade. A articulação dos vários parceiros visa promover respostas sociais inovadoras e sustentáveis.
Esta rede caracteriza-se pelo estabelecimento de uma relação de parceria entre Associações, IPSS, etc., associadas a projetos de venda de roupa usada com fins solidários.
Concebemos o pagamento de bens como ato dignificante para o consumidor, assim, apesar de este ser um projeto solidário com o objetivo de apoiar as famílias face à crise económica e social que vivemos, operámos através da venda de roupa, a preços simbólicos, em lojas, leilões ou feiras.
Denominamos de Lojas Eco Solidárias, as lojas que integram esta rede. Estas lojas apresentam duas características comuns: a vertente ecológica, pois visam a reutilização de bens materiais, e a vertente solidária, pois vendem os seus produtos a preços simbólicos e no final as receitas geradas revertem para a compra de bens necessários a famílias carenciadas.