A Diretora Regional da Juventude desafiou hoje as associações juvenis dos Açores a reavaliarem a sua ação, atendendo ao contexto de crise que se vive por todo o mundo, considerando que este é "um momento crucial" para o seu desempenho.
Pilar Damião, que falava em Ponta Delgada, no início do Encontro Juventude e Participação Democrática: Direção Regional da Juventude dialoga com o Associativismo, considerou que “o momento que vivemos é de mudança, de grande transformação paradigmática”, o que também afeta as associações juvenis da Região.
Nesse sentido, a Diretora Regional apontou o empreendedorismo social como uma das vias de trabalho para as associações de juventude, na medida em que se “pretende aproximar experiências e pessoas, associações e grupos de jovens, com motivação, garra e espírito de trabalho, de forma a estimular e dinamizar novas formas de empreendedorismo”.
O encontro que hoje decorre em Ponta Delgada com a presença de cerca de 60 participantes de 24 associações pretende ser “um espaço para refletir sobre o associativismo como eixo fundamental para a participação dos jovens e como movimento catalisador da energia empreendedora da juventude".
Pilar Damião considerou ainda que este encontro, que se alargará a toda a Região, é também "uma oportunidade de partilha de ideias e opiniões e uma proposta de mobilização e adesão dos jovens, enquanto atores sociais, na sociedade do presente e do futuro dos Açores”.
Ao longo do dia, os participantes vão abordar temáticas como o associativismo juvenil e empreendedorismo social e solidário, o papel do associativismo juvenil em tempo de mudança de paradigma social e económico, os benefícios do associativismo juvenil em rede e, ainda, as associações juvenis e responsabilidade cívica dos jovens.