O Governo dos Açores pretende que a realização em São Miguel da Universidade de Verão da Assembleia das Regiões da Europa seja o impulso para conceber uma rede europeia de jovens criadores, no sentido de manter uma partilha de projetos empreendedores com base em indústrias criativas.
A ideia foi hoje transmitida pelo Secretário Regional da Presidência, André Bradford, na apresentação do evento hoje no Teatro Micaelense, que irá decorrer entre 20 e 25 de agosto, na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, e contará com a presença de cerca de 100 participantes de várias regiões da Europa e 15 especialistas que abordarão “O Papel da cultura e das indústrias criativas na promoção do emprego”, tema central do evento.
A realização desta iniciativa na Região, fruto da candidatura apresentada pelo Governo dos Açores em junho de 2010, na Holanda, tem o objetivo de aprofundar a vertente europeia das políticas de juventude regionais, promovendo a aproximação dos jovens açorianos aos seus pares no espaço europeu, referiu André Bradford.
Este encontro de jovens europeus, que se realiza desde 1996 e ganhou periocidade anual a partir de 2002, visa também promover o intercâmbio de experiências entre os jovens dos 35 Estados Membros da Assembleia das Regiões da Europa em torno das temáticas do desenvolvimento regional europeu.
O tema central da Universidade de Verão da Assembleia das Regiões da Europa tem o intuito de aliar o desenvolvimento das sociedades modernas ao conhecimento, à criatividade, à inovação cultural, científica e tecnológica e ao empreendedorismo, numa perspetiva global.