“Educação para o Consumo” é uma iniciativa que pretende esclarecer conceitos relativos ao consumo junto de cerca de 400 alunos de 10 escolas de ensino secundário e profissional da ilha de São Miguel.
Foi apresentado, na Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, o projeto “Educação para o Consumo”. Uma iniciativa promovida pela Direção Regional da Juventude, no âmbito da Educação para a Cidadania.
O projeto-piloto, apresentado a 31 de janeiro, teve como objetivo principal esclarecer conceitos relativos ao consumo, à utilização de bens e serviços, à publicidade, ao marketing e, ainda, ao orçamento e endividamento, de forma a promover jovens consumidores socialmente responsáveis.
Segundo o Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, o que se pretendia é que os jovens envolvidos nesse projeto ganhassem competências na área do consumo inteligente.
O Diretor defendeu, assim, que o hiperconsumismo e, o consequente, sobre-endividamento, obriga ao uso da “inteligência emocional no ato do consumo”, por parte do consumidor, que deve ter sempre presente a noção de que para consumir é necessário, em primeiro lugar, possuir recursos.
Numa primeira fase, o projeto “Educação para o Consumo” previa abranger cerca de 400 alunos de 10 escolas do ensino secundário e profissional da ilha de São Miguel e ser materializado na concretização de cinco sessões de esclarecimento a alunos que frequentassem o 10º ano de escolaridade.
Comprar no século XXI; Utilizadores de serviços; Publicidade e meios de comunicação; Jogos, brinquedos e outros, bem como, Consumidores informados foram os tópicos previstos das sessões.
Na base da “Educação para o Consumo” está a iniciativa “Educa-te com a Crise”, a realizar entre julho e dezembro, na ilha Terceira e será desenvolvido em parceria com a AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira. Ambos os projetos são apoiados por fundos comunitários, através do programa europeu Juventude em Ação.
O Diretor Regional da Juventude declarou, na ocasião, que o objetivo, a médio prazo, é “alargar a “Educação para o Consumo” a outras escolas e tentar abranger o maior número de alunos possível, à semelhança do que já se faz com a Educação para o Empreendedorismo.”
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