O Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, alertou, a 31 de maio, na cerimónia de abertura da 2ª Edição do Concurso Regional IdeiAçores, que “o empreendedorismo tem outras latitudes que não apenas as vocacionadas para a componente empresarial”.
Bruno Pacheco destacou a importância da iniciativa por parte das entidades privadas, nomeadamente as empresas, mas também as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e as Organizações não-governamentais (ONGs), uma vez que estas podem funcionar como “âncoras, abrindo portas à implementação de iniciativas jovens”, disse.
Para o governante o Empreendedorismo não se traduz apenas na componente empresarial, mas “é também uma questão de atitude, não só na componente cultural, mas também na vertente social.”
A 2ª Edição do Concurso Regional IdeiAçores, que se realizou na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, é uma iniciativa da Direção Regional da Juventude e da Direção Regional da Educação e Formação, com o apoio do Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores em parceria com a GesEntrepreneur.
O Concurso é o culminar de um processo de trabalho contínuo dos professores com os jovens que estiveram envolvidos no programa “Educação Empreendedora: O Caminho para o Sucesso”.
Segundo o Diretor Regional da Juventude a temática da educação para o empreendedorismo insere-se numa estratégia que o Governo dos Açores delineou nesta legislatura, “de implementar nas escolas o que se acredita ser uma peça fundamental para criar um ecossistema favorável ao surgimento de novas ideias, que se pretende que, a médio prazo, sejam transformadas em ideias de negócio”, explicou Bruno Pacheco.
A ambição do Governo dos Açores passa por dar continuidade, de uma forma definitiva, à educação para o empreendedorismo nas escolas. “Pretende-se a médio prazo que a educação para o empreendedorismo seja implementada, de uma forma obrigatória, para todas as escolas dos Açores, a partir do 2º Ciclo”, revelou o Diretor.
No concurso foram apresentadas todas as ideias de negócio vencedoras das escolas básicas, secundárias e profissionais inseridas no projeto da 2ª Edição. No escalão do Ensino Secundário/Profissional foi premiado o projeto “DINF – Detector Interior das Necessidade Fisiológicas”, das alunas Rosália Rodrigues e Joana Ladeira da Escola Profissional do Pico.
A ideia vencedora consiste na criação de um sensor para fraldas descartáveis que identifica quando pessoas que, por motivos de doença, deficiência ou de outros impedimentos, não conseguem exprimir-se ou sentir quando realizam as suas necessidades fisiológicas.
Do 3ª Ciclo o projeto vencedor intitula-se de “Recarga de Tinta Biológica”, dos alunos Tiago Cascalho e Luís Costa da Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, da ilha Terceira.
O projeto consiste na criação de uma tinta regional e ecológica, feita a partir de plantas tintureiras, adaptáveis ao clima dos Açores. Trata-se de canetas recarregáveis e o objetivo é reduzir em larga escala a quantidade de resíduos resultantes do uso das canetas de tinta sintética.
Na Edição de 2012, o projeto “Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!” contou com a participação de 32 escolas, 75 professores formados, cerca de 2000 alunos e 20 clubes de empreendedorismo.
TAGS: educação empreendedora, escolas, professores, empreendedorismo, ideiaçores