Doze mil dormidas registadas na Pousada de Juventude do Pico são sinal de que estes empreendimentos são indutores de desenvolvimento e de crescimento económico.
Com a Pousada de Juventude da Ilha do Pico e os resultados da sua atividade “foi possível provar que este tipo de estruturas, com as dinâmicas económicas que geram, também são viáveis nas Ilhas mais pequenas”.
A opinião é do Diretor Regional da Juventude e foi proferida a 4 de abril na inauguração da última fase da empreitada – arranjos exteriores e parque de estacionamento – de recuperação do Convento de S. Pedro de Ancântara, situado no concelho de S.Roque do Pico, onde está instalada a Pousada de Juventude do Pico.
Bruno Pacheco realçou, a propósito do êxito da instalação deste tipo de estruturas nas ilhas mais pequenas, “as doze mil dormidas que foram registadas na Pousada de Juventude do Pico, nos últimos três anos, como o exemplo claro de que estes empreendimentos são indutores de desenvolvimento e, neste caso específico, de crescimento da pequena economia do Concelho de S. Roque do Pico”.
O Diretor Regional, que falava em representação do Secretário Regional da Presidência, sublinhou que, de outro modo, sem esta Pousada de Juventude, “não teria sido possível criar estes fluxos de jovens turistas que são geradores dessa economia”.
Bruno Pacheco, referindo-se às Pousadas de Juventude como “as casas da juventude açoriana”, deixou um desafio aos jovens dos Açores no sentido de “olharem para elas como uma oportunidade para fazer negócio, para além de disfrutarem do seu alojamento e do lazer”.
O responsável explicou, neste contexto, “que cada uma das Pousadas de Juventude pode gerar oportunidades de negócio e iniciativas empresariais, seja ao nível da animação turística, seja ao nível do fornecimentos de bens e serviços”.
Tendo as Pousadas de Juventude como ponto de partida, Bruno Pacheco concluiu que “os jovens têm a oportunidade de desenvolver ideias de negócio e projetos empreendedores que proporcionem a criação de emprego, isto é – sublinhou – a criação de autoemprego”.
TAGS: pousada de juventude do pico, negócio, empreendedorismo, emprego, economia, empreitada, autoemprego