Os Gabinetes de Assessoria ao Jovem (GAJ) já fizeram 10.152 contatos com jovens açorianos no período de um ano e meio. Os números foram revelados pelo Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, que esteve presente a 5 de junho na abertura oficial do terceiro Gabinete de Assessoria ao Jovem situado na Universidade dos Açores.
Segundo o Diretor Regional da Juventude, toda esta dinâmica que o Governo dos Açores implementou na presente legislatura, através do Sistema de Informação aos Jovens Açorianos-SIJA-, “ tem vindo a dar frutos” uma vez que os dois Gabinetes de Assessoria ao Jovem, situados na Vila de Rabo de Peixe e outro na Praia da Vitória, “conseguimos chegar a número significativo de jovens tendo em conta a nossa realidade”, realçou.
O Gabinete de Assessoria ao Jovem na Universidade dos Açores, para além dos objetivos gerais dos outros gabinetes, tem não só a particularidade de o público-alvo ser mais específico (Jovens estudantes) como possui, igualmente, uma componente de ligação aos serviços de ação social da Universidade dos Açores.
Em relação à parceria do Governo dos Açores com a Universidade dos Açores e Associação Académica, Bruno Pacheco considera ter sido “ um investimento pertinente, que vai ao encontro das reais necessidades dos jovens açorianos” uma vez que “esta instituição académica reúne mais de 3 mil alunos”.
Os Gabinetes de Assessoria ao Jovem têm como objetivos fazer o diagnóstico das necessidades dos jovens, articular com as diversas entidades e serviços existentes na Administração Pública Regional e na localidade em que está inserido o Gabinete sinergias na procura de uma melhor resposta face às necessidades diagnosticadas.
O Diretor Regional da Juventude fez questão de realçar que a concretização destes objetivos, e de todo o trabalho desenvolvido nestes espaços, deve-se, também, às parcerias com entidades externas tais como a UMAR, Cáritas, Escolas superiores de enfermagem de Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. “ Uma colaboração que queremos que seja reforçada nos próximos tempos”, acrescentou.
Nos Gabinetes de Assessoria ao jovem as tecnologias da informação e comunicação; um mediador jovem; uma equipa técnica, em regime de rotatividade, auxiliam os jovens a encontrarem ajuda para a resolução dos seus problemas e encaminha-os na concretização dos seus projetos.
Assuntos Europeus e Cooperação Externa; Cultura; Educação; Emprego/Desemprego; Trabalho; Formação Profissional; Empreendedorismo; Habitação; Desporto; Igualdade de Oportunidades; Comunidades; Prevenção e Combate às Dependências; Saúde e Proteção Civil são as áreas sobre as quais os gabinetes se debruçam.
TAGS: Gabinete de Assessoria, Universidade dos Açores, mediadora