“Nos últimos anos o Governo tem investido, em média, cerca de 500 mil euros anuais” no Associativismo Jovem.
A Direção Regional da Juventude, promove o curso de formação “Elaboração e Gestão de Projetos de Desenvolvimento Local”.
A formação, desenvolvida pela Associação de Promoção de Públicos Jovens em Risco (APPJ), insere-se no Programa “Formar Jovem”, incorporado no Sistema de Incentivos ao Associativismo Jovem (SIAJ), que o Governo dos Açores tem vindo a apostar, através de um investimento médio anual que ronda os 500 mil euros.
De acordo com o Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, o programa “Formar Jovem” “representa uma nova abordagem do tipo de investimento que temos vindo a fazer no associativismo”.
O Diretor acrescenta que “esta legislatura está a ser marcada pelo cumprimento das grandes metas traçadas para esta área, com a criação do sistema de incentivo; o investimento nas infraestruturas das associações; bem como a estabilização do financiamento das atividades das associações”.
Bruno Pacheco realça, ainda, que o movimento associativo tem merecido especial atenção por parte do Governo dos Açores, sendo que “nos últimos anos o Governo tem investido, em média, cerca de 500 mil euros anuais”, refere.
Desta forma, “criando condições para que essas instituições possam ser, de facto, parceiros no desenvolvimento local”, acrescenta o Diretor Regional.
O Sistema de Incentivo ao Associativismo Jovem (SIAJ) tem como principal objetivo criar condições para que os dirigentes associativos tenham acesso a formação que, indiretamente, ajude a valorizar as atividades desenvolvidas pelas Associações de Juventude.
Neste contexto, o Diretor Regional da Juventude esclarece que os desafios futuros passam, necessariamente, por conseguir “ter as associações a partilhar recursos, otimizando investimentos em atividades e criando condições para o surgimento de iniciativas inovadoras e promotoras de mais desenvolvimento.”
O curso de formação, decorreu na Pousada da Juventude de Ponta Delgada, nos dias 28 de janeiro e 4 e 11 de fevereiro, destinou-se a vinte elementos das Associações de Juventude e Associações Equiparadas a Associações de Juventude registadas no RAAJ (Registo Açoriano de Associações de Juventude), bem como, Associações Informais de Juventude.
A formação estruturou-se em quatro módulos distintos, a definição e elaboração de projetos de desenvolvimento local; a organização, planeamento e desenvolvimento de projetos; a avaliação de projetos e o acompanhamento e controlo orçamental.
O Programa “Formar Jovem” tem como objetivo o desenvolvimento de ações de formação enquadradas na educação não formal destinadas a dirigentes e a animadores de juventude, das associações juvenis e respetivas federações, das entidades e organismos equiparados a associações juvenis, preparando-os e dotando-os de instrumentos capazes ao desempenho qualitativo na gestão e execução das atividades.
TAGS: dirigentes associativos, formar jovem, associativismo jovem, associações, desenvolvimento local