O Secretário Regional da Presidência reafirmou o empenhamento do Governo dos Açores “em apoiar as atividades do associativismo dos jovens nos Açores” mesmo considerando – conforme sublinhou – “a época difícil que obriga a contenção financeira”.
André Bradford, que falava após o encontro que manteve com a Associação de Juventude para a Defesa do Património de S. Jorge, considerou ainda que, apesar do apoio que o Governo continua a disponibilizar, através da tutela da política de juventude, “os tempos que passam aconselham a que as associações de juventude desenvolvam atividades no sentido de encontrar áreas de serviço onde possam ser competitivas e úteis ao mercado e que com essa atitude encontrem fontes de autossustentação”.
“Encontrar fontes alternativas de financiamento”, foi o caminho que André Bradford apontou para o associativismo jovem, no sentido de procurar “a sua independência financeira” ou “pelo menos, que possibilitem uma menor dependência dos apoios públicos”.
O governante explicou que a trajetória que as associações devem seguir na procura da sua sustentabilidade permite “alcançar várias metas ao mesmo tempo: autossustentabilidade, dinamização do mercado local e criação de novas oportunidades para o emprego jovem”.
Neste sentido, André Bradford realçou o resultado positivo alcançado na reunião com a Associação de Juventude para a Defesa do Património de S. Jorge, na medida em “que ficaram abertos caminhos para a articulação de vontades e necessidades entre a Pousada de Juventude que existe em S. Jorge e as atividades que esta associação desenvolve, entre as quais se destacam os desportos radicais e de aventura”.
O responsável pelas políticas públicas de Juventude nos Açores declarou o seu empenhamento “no trabalho que vai ser desenvolvido no sentido de fomentar essa parceria, de modo que ambas as partes, articuladamente, retirem vantagens, quer a rede de Pousadas de Juventude dos Açores, quer a própria Associação de Juventude de S. Jorge”.
Este empenhamento por parte do Governo dos Açores, na opinião de André Bradford, tem plena justificação pela importância e pelo impacto das atividades que a Associação de Juventude de S. Jorge desenvolve na ocupação dos tempos livres e na preservação do património, sobretudo natural, mas também cultural”.
A reunião entre o Secretário Regional da Presidência e a Associação de Juventude para a Defesa do Património de S. Jorge deu continuidade aos contactos regulares que o Governo mantém com as Associações de Juventude que atuam e dinamizam a atividade da Juventude nos Açores e contou com a presença do Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco.
TAGS: associativismo, associativismo jovem, associação de juventude, andré Bradford, pousadas de juventude