Estes números “são a face visível do investimento que muitas pessoas depositam neste programa, desde o Governo, estudantes e professores”.
O número de escolas secundárias dos Açores envolvidas no programa Parlamento dos Jovens duplicou nos últimos quatro anos, tendo atingido este ano o número recorde de 26 escolas.
A informação foi avançada a 12 de março pelo Diretor Regional da Juventude no início da Sessão Regional, com a participação de 52 “deputados”, dedicada ao tema “Redes Sociais: Participação e Cidadania”.
Para Bruno Pacheco, estes números “são a face visível do investimento que muitas pessoas depositam neste programa, desde o Governo, estudantes e professores”, adiantando que embora o programa esteja direcionado para os jovens alunos, “sem a liderança dos professores não teríamos atingido este número muito representativo de um esforço coletivo”.
Numa declaração à margem dessa sessão, aquele responsável revelou que desde o ano letivo 2007/2008, e no que concerne ao ensino secundário, o Governo dos Açores investiu cerca de 120.000 euros no desenvolvimento deste projeto, assegurando que as sessões regionais se desenvolvam na sede da Assembleia Legislativa dos Açores, na cidade da Horta.
“Este investimento, muitas vezes incompreendido pelos emissários da Assembleia da República, é fulcral para que os nossos jovens apreendam que a nossa Terra tem Governo próprio, que emana da nossa Assembleia Legislativa”, disse Bruno Pacheco
Os alunos do ensino secundário, com a agenda de trabalhos subordinada ao tema “Redes Sociais: Participação e Cidadania”, abriram, a 12 de março, as Sessões Regionais do Parlamento dos Jovens.
Durante o dia, seguiram-se os debates sobre os projetos de recomendação e a eleição das quatro escolas que estiveram presentes na sessão nacional, que teve lugar na Assembleia da República, nos dias 28 e 29 de maio.
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, em parceria com o Governo dos Açores e outras entidades, que se concretiza ao longo do ano letivo com as escolas de todo o País, abrangendo o ensino público, privado e cooperativo e que, este ano, conta com presença de 160 jovens açorianos, dos ensinos básico e secundário.
TAGS: parlamento dos jovens, redes socais