Foi apresentado a 12 de abril, em Angra do Heroísmo, o projeto “ Educa-te com a crise”, promovido pela AJITER - Associação Juvenil da Ilha Terceira, com o apoio técnico do Governo Regional.
Trata-se de um projeto financiado pela União Europeia, no âmbito do programa “Juventude em Ação”, em que a AJITER pretende envolver 200 jovens, com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos.
O objetivo principal da iniciativa é dotar os jovens com competências para a otimização e utilização mais racional dos recursos pessoais, em tempo de crise, com destaque para métodos de poupança no dia-a-dia e evitando situações de sobre-endividamento e de “asfixia” financeira.
Presente na conferência de imprensa, o Diretor Regional da Juventude reconheceu mérito ao projeto, que se enquadra num plano regional de educação para o consumo, já em curso.
Bruno Pacheco disse, por outro lado, que “a nova abordagem”, definida em 2009 pelo Governo açoriano, para as candidaturas a programas ligados à juventude junto da Comissão Europeia, “já foram aprovados 14 projetos”, em áreas variadas, “num investimento global superior a 300 mil euros, de forma direta, e, indiretamente, estimamos que já tenha chegado a cerca de meio milhão de euros”.
Estes são números que considerou serem “muito interessantes para a realidade do movimento associativo juvenil” nos Açores, uma vez que o arquipélago tem uma dimensão de 245 habitantes, a concorrer “com 400 milhões”, do todo europeu.
Bruno Pacheco sublinhou, ainda “o esforço que as nossas associações juvenis têm vido a fazer, para que isto seja um movimento que não acaba aqui, que começa, exatamente, aqui”.
TAGS: educa-te com a crise, ajiter, juventude em ação, associações juvenis