Terminou a 11 de maio, na Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada, a implementação do projeto-piloto “Educação para o Consumo”.
O projeto “Educação para o Consumo” é uma experiência-piloto que começou no corrente ano letivo, e “é uma experiência que tem ocorrido favoravelmente”, segundo afirmou o Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco.
No entender do Diretor, educar para o consumo é uma área de intervenção com uma “importância significativa nos dias de hoje”, na medida em que “é necessário saber utilizar cada vez melhor os nossos recursos e consumir com inteligência.”
No decorrer do ano letivo 2011/2012, o projeto abrangeu cerca de 300 alunos, com uma média de idades de 16 anos, de 9 escolas do ensino secundário e profissional da ilha de São Miguel, onde foram desenvolvidas 45 sessões.
As temáticas abordadas foram Comprar no Século XXI; Utilizadores de serviços; Publicidade e meios de comunicação; Jogos, brinquedos e outros, bem como, Consumidores informados.
O Diretor Regional da Juventude declarou que “um objetivo do Governo dos Açores é que esse projeto tenha continuidade e que seja alargado a mais escolas e, consequentemente, a mais alunos.”
Bruno Pacheco revelou, ainda, que a intervenção que é feita na Região na área de educação para o consumo é inédita no país, uma vez que “é a primeira vez que esta abordagem é feita nos moldes apresentados aqui nos Açores”, acrescentou.
O projeto-piloto na Região tem como objetivo esclarecer conceitos relativos ao consumo, à utilização de bens e serviços, à publicidade e ao marketing e, ainda, ao orçamento e endividamento, de forma a promover jovens consumidores socialmente responsáveis.
Ainda no âmbito da educação para a cidadania e semelhante ao projeto “Educação para o Consumo”, existe a iniciativa “Educa-te com a Crise”, levado a cabo na ilha Terceira. Um projeto desenvolvido com a parceria com a AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira, com o apoio da Direção Regional da Juventude.
TAGS: educação para o consumo, cidadania, consumo, educar, publicidade, marketing, orçamento, endividamento, ajiter