O Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, considerou de extrema importância a participação das equipas da Universidade dos Açores em campeonatos nacionais, “uma vez que estas competições funcionam como estímulo para os jovens trabalharem ao longo de todo o ano letivo em prol de um objetivo".
Bruno Pacheco, que esteve presente, a 13 de abril, na apresentação das equipas da Universidade dos Açores que participaram no Torneio FADU (Federação Académica do Desporto Universitário) que se realizou em Braga, realçou o facto de, este ano, pela primeira vez, para além dos Açores competirem com mais uma equipa, têm também a oportunidade de serem representados no feminino na modalidade de Futsal, caso inédito até à data.
Para o Diretor Regional, este facto representa “um passo dado em frente na democratização das participações em campeonatos nacionais” ao mesmo tempo que “ vai ao encontro dos objetivos do Governo dos Açores que, através das políticas públicas de desporto e de juventude, aposta no desporto como veículo para o desenvolvimento social e pessoal dos jovens açorianos”.
O Torneio FADU, a par de outras iniciativas, que estão associadas ao nome dos Açores e que se realizam fora do arquipélago, segundo Bruno Pacheco, não só valorizam a comunidade universitária e desportiva como também contribuem para a promoção da região no exterior.
O Torneio que se realiza em Braga, Capital Europeia da Juventude, contará com a participação de todas as universidades do País, reunindo cerca de 3 400 atletas.
Esta situação, segundo Bruno Pacheco, é propícia a um “ acréscimo de responsabilidade por parte dos jovens desportistas açorianos e, independentemente do resultado obtido, contribuirá para alimentar a ambição de, para o ano, lá voltar e fazer ainda melhor”, acrescentou o Diretor Regional.
TAGS: universidade dos açores, campeonatos nacionais, torneiro fadu