Governo dos Açores investiu cerca de 550 mil euros em projetos liderados por jovens estudantes universitários que possibilitaram que os Açores se posicionassem no mapa do ensino superior.
“É cada vez mais importante inovar com capacidade de liderança e intervenção”. As palavras são do Diretor Regional da Juventude e foram proferidas a 17 de fevereiro na cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos dirigentes da Associação Académica da Universidade dos Açores (AAUA), onde esteve presente em representação do Presidente do Governo.
O Diretor Regional da Juventude afirmou que a parceria da AAUA com o Governo dos Açores tem como uma das principais metas “a excelência” para que, deste modo, o trabalho desenvolvido seja profícuo.
Salientou, também, que é preciso apostar num processo de inovação que vá ao encontro das reais necessidades, acrescentando que, para isso, é necessário, por vezes, cortar com o tradicional e fazer algo de novo. Nas palavras de Bruno Pacheco, mais do que o futuro, a academia açoriana é o presente que contribui para o desenvolvimento coletivo.
Bruno Pacheco referiu que o Governo dos Açores tem vindo a trabalhar com a AAUA com o objetivo dos estudantes desta Universidade se tornarem cada vez mais empreendedores chamando, no entanto, a atenção para o fato de o empreendedorismo não abranger apenas a vertente empresarial, mas também a vertente social, apelando à participação em programas, como sejam o Voluntariado Jovem, desenvolvido quer pela Direção Regional da Juventude quer por outras entidades como, por exemplo, as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
O Diretor Regional concluiu referindo que, ao longo dos últimos cinco anos, o Governo dos Açores investiu cerca de 550 mil euros em projetos liderados por jovens estudantes universitários que, de uma forma direta e indireta, possibilitaram que os Açores se posicionassem no mapa do ensino superior.
A nova presidente da AAUA, Marta Soares, é estudante do mestrado em Ciências Económicas e Empresariais e, no discurso de tomada de posse, referiu ser um dos objetivos da Associação que agora tomou posse, o de dar continuidade ao trabalho que a anterior Associação Académica tem vindo a desenvolver.
TAGS: liderança, intervenção, associação académica, ipss, universidade dos açores, marta soares