O que é?
É um workshop com palavras, desenhos e imaginação. Palavras soltas e simples: desenhando com elas, ou sem elas, fazendo escrita e desenho: apenas.
Já pensaste em desenhar o que já está escrito?
Já pensaste em ser escritor? Já pensaste em ser desenhador? Hoje podes ser.
Arranja a caneta e o papel: traz a imaginação contigo.
Hoje vais ser escritor e desenhador.
Quando e onde?
A 17 de Novembro de 2012, na Biblioteca Municipal Tomaz de Borba Vieira, para crianças (entre os 8 e os 12 anos, das 13h30 às 17h30, com intervalo para lanche e um momento final de entrega de certificados e de partilha dos trabalhos realizados.
Esta iniciativa está englobada nos Sábados em Família da Biblioteca Municipal Tomaz de Borba Vieira, pelo que as crianças deverão vir acompanhadas pelos pais.
Porquê?
Porque é preciso escrever; é preciso despertar os adolescentes e jovens para a escrita e para o desenho: para as artes em geral; é preciso fazê-los escrever: com escrita e desenho – uma a derivar da outra.
Como?
Com exercícios inovadores e cativantes. Com formas e feitios que nenhum jovem pensou ser capaz de fazer. Com desenhos e palavras. Sempre as palavras.
Por quem?
Por Patrícia Carreiro, formada em Comunicação Social e Cultura, pela Universidade dos Açores.
É colaboradora do jornal Açoriano Oriental. Já escreveu o romance A Distância que nos Uniu, com a chancela das Edições Macaronésia, o qual foi lançado em Novembro de 2009.
Em 2011, lançou o seu primeiro livro infantil de nome Amizade a branco e preto, numa iniciativa da Associação Ilha em Movimento, com a marca da Publiçor.
O seu objectivo na literatura é continuar – sempre e sempre mais – até se fartar de escrever (o que tem quase a certeza que não acontecerá).
Enquanto jornalista já passou pela RDP e RTP Açores, Expresso das Nove e Jornal Diário.com.
Coordena o projecto EscreVIVER (n) os Açores, no qual se insere esta acção.
O seu futuro – acredita – será ela a construí-lo. O seu futuro – tem a certeza – está nas suas mãos. O seu futuro – sabe – está a ser construído, com muita e muita garra.
Por Luís Cardoso nasceu em Algueirão, Mem-Martins, no distrito de Lisboa. Desde tenra idade que sentiu necessidade de contar histórias através do desenho e de tudo o que seja relacionado com Banda-Desenhada.
Em 1999 ingressa no ensino superior. Nos anos seguintes, lecciona em várias escolas do país, onde sempre trouxe a Arte às suas salas de aula e às mesas dos seus alunos.
No ano lectivo de 2007/2008 desenvolve a sua prática pedagógica na ilha de S. Miguel pela primeira vez. A par desta actividade, concretiza um sonho de infância e torna-se cartoonista do jornal semanário “Expresso das Nove”, trabalho que desenvolveu durante três anos e que o levou a reatar a paixão antiga do desenho de uma forma regular.
No ano de 2009 expôs pela primeira vez, na Galeria Paraíso, na cidade da Ribeira Grande. Em 2011 expôs nos Paços do Concelho da Lagoa. Ambas as exposições na ilha de S. Miguel.
Em 2011, edita o seu primeiro trabalho de ilustração com o livro infantil, “A Amizade a Branco e Preto”, a convite da autora, Patrícia Carreiro.
A par da sua actividade de professor de Educação Visual e Tecnológica, passeia os lápis por www.luis-cardoso.com e https://www.facebook.com/luiscardoso300, tentando transfigurar a realidade para as páginas, desconstruindo o mundo em pixels. Sempre com o intuito de fazer rir. Minimamente…
To be Continued…
Quanto tempo?
4 horas
Valor da inscrição
10,00 €.