Promover a mobilidade na Europa em segurança é o principal objetivo deste evento que o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) organiza nos próximos dias 25 e 26 de outubro, no Centro de Congressos de Lisboa.
Promovido pelo IEFP, através da rede EURES, por iniciativa da Comissão Europeia, este evento conta já com cerca de 42.000 participantes desde 2006, só a nível nacional.
Os Dias Europeus do Emprego são uma oportunidade para contactar empresas e/ou especialistas nos mercados de trabalho de outros países, estruturar e aprofundar projetos individuais de mobilidade ou saber mais sobre a forma como o EURES e outros serviços de apoio à mobilidade convidados a participar podem ajudar os trabalhadores que procuram outros países europeus.
Com um vasto programa de cerca de 70 “workshops”, sessões de informação e apresentações de empresas, os participantes podem também contar com informação e aconselhamento personalizados sobre:
• situação e tendências de mercado, oportunidades de trabalho,
• estratégias mais eficazes de procura de emprego,
• reconhecimento de competências e qualificações profissionais,
• oportunidades de carreira em instituições europeias e organizações internacionais,
• outras alternativas de mobilidade no âmbito dos projetos e redes a nível europeu,
• condições de vida e trabalho,
em particular, nos 15 países que estarão presentes este ano no evento: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Irlanda, Noruega, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça.
Podem ainda estabelecer contactos com algumas das mais de 40 empresas presentes, provenientes de vários países, e conhecer as suas necessidades de recrutamento, sobretudo nas áreas das Engenharias, Tecnologias de Informação, Saúde, Construção Civil, Hotelaria e Restauração e “Customer Service”, de entre outras – podendo mesmo, em caso de candidatura e seleção prévia pelas entidades presentes, ter uma ou mais entrevistas de emprego durante o evento.
Este ano, o evento conta ainda com a presença especial da Campanha “Trabalhar no Estrangeiro: informe-se antes de partir”, uma ação concertada entre vários serviços públicos que visa potenciar uma mobilidade bem informada dos trabalhadores, e em condições de segurança.
Para mais informação e inscrição online, consulte o website do evento: www.iefp.pt/dee2012, onde será disponibilizada toda a informação necessária para preparar uma participação bem sucedida.