O Projeto “Co(E)mpreender: Empreendedorismo e Criação de Emprego – Como fazê-lo em mercados pequenos?” que a AJITER – Associação Juvenil da Ilha Terceira promoveu, no âmbito de uma parceria com o ISCTE-IUL, nos passados dias 26 e 27 de outubro, despertou muito interesse junto dos jovens terceirenses e não só. A organização fala num balanço muito positivo.
A iniciativa decorreu no Auditório da Escola Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, no dia 26, e no Auditório do Pólo de Angra da Universidade dos Açores, no dia 27, tendo integrado as “Conferências Fora de Portas - 40 Anos ISCTE-IUL”, sendo a última de 16 conferências realizadas por vários pontos do país e única nos Açores. O dia 26 foi reservado à Conferência e o dia 27 de outubro a dois Workshops.
O programa do dia 26 foi bastante diversificado e composto por seis painéis, os quais incluíram intervenções e exemplos de jovens, e menos jovens, empreendedores açorianos bem como diversas personalidades e especialistas, tais como, Vasco Matos Trigo, orador indicado pelo ISCTE-IUL, Arnaldo Machado, Diretor Regional de Apoio à Competitividade e à Coesão Económica, Rui Luís, do Centro de Empreendedorismo da UAç ou Miguel Fonseca, da Turangra. Marta Reis, Luís Carneiro, Claúdia Ferreira, Pedro (Caneco) Costa ou Telmo Morato, por seu turno, partilharam com a vasta audiência os seus exemplos, percursos empreendedores e principais dificuldades.
O primeiro dia encerrou com uma Mesa Redonda subordinada ao tema “Empreendedorismo e Criação de Emprego – Como fazê-lo em mercados pequenos e qual o potencial do mar?”, a qual, moderada pelo Jornalista Vitor Alves, contou com as presenças de José Lourenço, Diretor do Jornal “Diário Insular”; Hugo Lourenço, Empresário; Vasco Matos Trigo, Jornalista; Décio Santos, Presidente da AJITER e Telmo Morato, da “Flying Sharks”.
No dia 27 foram dois os temas escolhidos, “Marketing Electrónico” e “O quotidiano de um empreendedor nos Açores: desafios e dificuldades” da responsabilidade de Marco Bettencourt, da ONEGREAT, e Paulo Mendes, da COMPETIR Formação e Serviços, respetivamente.
No final dos dois dias do evento a organização mostrava-se extremamente satisfeita, afirmando que, tendo com linha de conta a massiva participação, a qualidade das intervenções e as réplicas recebidas da parte de vários participantes, os objetivos traçados foram plenamente acedidos.
Décio Santos, Presidente da AJITER, salientou que “A aposta no incentivo ao empreendedorismo só pode ser ganha se a mesma resultar duma consciencialização massiva e unânime com contributo de todos os atores sociais. À primeira vista projectos como este podem parecer, apenas, fogo-de-vista. Levará tempo mas estas apostas darão os seus frutos no futuro. Dizemos estas porque este é, como salientamos, mais um projeto que contribui para o mesmo fim e não o único.”
Este responsável fez questão de agradecer o apoio de todos os participantes e oradores ao projeto e, em especial, ao ISCTE-IUL por ter aceite estabelecer esta parceria local com a AJITER, integrada nas conferências comemorativas dos seus 40 anos.
Por fim, Décio Santos, afirmou que “… no fundo, as grandes conclusões deste evento atribuem à capacidade de sonhar e, posteriormente, a uma atitude ativa perante a vida a grande chave para o sucesso de um empreendedor.”
A AJITER promete não fazer da aposta na promoção do empreendedorismo uma preocupação pontual, colocando-a nos próximos tempos como uma das suas principais prioridades estratégicas.
Mais informações, fotografias e vídeos poderão ser encontrados nos habituais canais de comunicação da AJITER, designadamente, em www.ajiter.pt <http://www.ajiter.pt/> ou www.facebook.com/ajiter.pt.