O Governo dos Açores pretende utilizar os próximos fundos comunitários para criar as condições que permitam que qualquer jovem açoriano, quando sair do sistema educativo, tenha ao seu dispor, no prazo de quatro meses, um emprego, um estágio nos Açores ou na Europa ou a frequência de um curso de nível superior.
“O compromisso é que, no final do período de programação 2014-2020 e por via da utilização que faremos destes fundos, qualquer jovem açoriano que saia da escola tenha, no prazo de quatro meses, uma das seguintes opções: ou um emprego, ou um estágio nos Açores ou na Europa ou a frequência de um curso de nível superior”, anunciou o Presidente do Governo dos Açores.
“Este é um objetivo que o Governo dos Açores define como seu para o próximo período de programação de fundos comunitários”, assegurou Vasco Cordeiro, que falava na inauguração do Centro de Formação do Belo Jardim, localizado na Praia da Vitória.
Vasco Cordeiro frisou que o Governo dos Açores pretende, assim, continuar a apostar na qualificação da Juventude açoriana, para que, cada vez mais, seja parte ativa na construção do futuro dos Açores, com vista a uma economia mais competitiva e a uma afirmação da Região nos panoramas nacional e internacional.
Numa intervenção direcionada para a Juventude, Vasco Cordeiro salientou que os Açores são a Região mais jovem do país.
“Nos Açores, existem dois jovens para cada idoso, enquanto a nível nacional apenas há um jovem para cada idoso. Muitas regiões europeias têm um jovem para dois idosos”, frisou.
“Esta realidade é uma grande responsabilidade, desde logo, das entidades públicas, que têm de potenciar este grande ativo de que dispõe a nossa Região, na criação de condições para o sucesso pessoal, profissional e cívico desta Juventude”, afirmou o Presidente do Governo.
Vasco Cordeiro assegurou ainda que o Executivo Regional está trabalhar para, cada vez mais, melhorar as condições de emprego e combater a precariedade que ainda existe no mercado de trabalho, assim como em medidas de aumento da qualificação para permitir que os jovens obtenham emprego e ganhem a sua independência financeira.
“Há todas as condições para que a Juventude possa construir um futuro ainda melhor para os nossos Açores”, realçou Vasco Cordeiro, que apelou, por isso, à capacidade empreendedora dos jovens para ajudarem a construir uma Região aberta ao Mundo.
Relativamente ao Centro de Formação do Belo Jardim, o Presidente do Governo salientou tratar-se de uma excelente infraestrutura que, localizada no concelho da Praia da Vitória, é colocada ao serviço de toda a Juventude dos Açores.
Trata-se de um investimento superior a 1,6 milhões de euros que, para a sua concretização, contou com a colaboração da Câmara Municipal da Praia da Vitória, mas também com o empenho e determinação da Associação Alerta, que assumirá a gestão da infraestrutura.
“Este centro de formação extravasa em muito os limites geográficos da Praia da Vitória porque vai acolher jovens e dirigentes de organizações de juventude de toda a Região, em iniciativas como colóquios, reuniões, e tem condições para receber intercâmbios de Juventude”, adiantou Vasco Cordeiro.
Segundo afirmou, este investimento reforça assim a centralidade do concelho da Praia da Vitória e da Ilha Terceira no que respeita a equipamentos destinados à Juventude.
Durante a cerimónia, Vasco Cordeiro recebeu um Diploma de Mérito, atribuído pela Junta Nacional do Corpo Nacional de Escutas ao Governo da Região Autónoma dos Açores pelos “relevantes serviços prestados ao CNE”.